27 de janeiro de 2013

Barrado para pano de prato


A Janice do Pinkinho de Arte me autorizou a postar esse passo-a-passo pra vocês!
Aproveitem que é um barato!



Eu fiz o meu com a altura de 16cm e achei que ficou num tamanho bom.Então se quiserem seguir minhas medidas, ficaram assim:
Corte o tecido com 16cm de altura e tire a medida da largura do teu pano de prato,deixando 5 cm de sobra  para o acabamento,ou seja ,se teu paninho tem 50cm de largura,corte o tecido com 55cm.

Posicione avesso do pano de prato para cima e centralize o tecido do barrado sobre ele com o avesso para cima também.Não se esqueça de deixar 2,5cm de sobra em cada lateral do guardanapo.
(foto 1)



Faça um risco de 1cm de fora a fora no barrado,este será o limite  para o desenho que você vai fazer.
(foto 2)


Eu optei por fazer umas "ondas"bem livres,nem precisa de molde para isso.Fiz de uma maneira bem aleatória.Você pode fazer um pouco mais arredondado ou como a sua imaginação mandar.Só não se esqueça de respeitar a margem de 1cm que fizemos no passo anterior para limitar teu desenho,senão a costura vai desmanchar todinha quando recortarmos o guardanapo.Depois passe uma costura por todo o desenho que você fez,recorte próximo à costura e faça "piques"(foto 5) em todo o barrado para poder desvirar.Antes de desvirar,ajuste as sobras das laterais do pano de prato como mostra a figura abaixo.
(foto 3)


Aqui como fica o verso do guardanapo depois de pronto.Quando fazemos o recorte,são cortados juntos, o tecido (barrado) e o guardanapo.
(foto 4)


Aqui o que são os "piques" aos quais me referi acima.Isto é importante fazermos em toda costura arredondada ,para que ao desvirar,não fique tudo enrugado.Eu fiz a demonstração no feltro para melhor visualização,pois o "zoom" da minha máquina não está funcionando.
(foto 5)



Agora é só desvirar,fazer uma dobrinha  para dentro,de mais ou menos 1 cm na parte de cima do barrado (pontilhado na foto abaixo) e passar uma costura por toda a volta.
(foto 6)


Deixe a imaginação à solta e use e abuse das rendas,galões,fitas etc para decorar teus paninhos.


Não é muito fácil e bonitinho?


Quer mais visita o blog da amiga Janice.

5 comentários:

  1. Adorei !Parabéns, já estou te seguindo.Beijos!
    www.jussaraarteeartesanato.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Jussara, fui no seu blog e tbm adorei suas pinturas, mas não encontrei o botão de seguir....beijoss

      Excluir
  2. OLA CYNHA ADOREIII SEU PASSO A PASSO, NOSSA EU PENSAVA QUE ERA MAIS DIFICL FAZER O BARRADO ATE TENTEI ESSE QUE E O ENROLADINHO MAS NAO SAIU BOM AGORA VOU TENTAR ESSE , SE CONSEGUIR VOU POSTAR NO MEU BLOG E TE DAR CREDITOS AO SEU BLOG, OBRIGADA POR COMPARTILHAR ABRAÇOS NEUSA

    ResponderExcluir
  3. Seu trabalho são lindos. estou em busca de aspiração.

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amei as dicas de como montar um paninho de prato com barrinha de tecido, ficou muito lindo, obrigado por dividir com agente bjos tdo de bom pra vc.

    ResponderExcluir

Amei sua visita! Obrigada por comentar!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mosaico de Blogs Amigos